domingo, 8 de maio de 2011

Maio: o mês da luta da classe trabalhadora

Hoje, 8 de maio, se comemora o Dia das Mães, muita coisa se fala nesse dia... temos que agradecer a pessoa que é responsável pela nossa existência, presentear com o que ela merece, comprar, comprar e comprar...

Para se compreender o sentimento de mãe (se isso for possível), remeto-me ao grande livro do autor russo Máximo Gorki, A MÃE. É considerado o mais importante trabalho do autor, escrito em 1907. Nesse livro, podemos ver qual seria o papel dessas grandes mulheres na vida de um jovem que luta para construir um mundo novo.

Com a descrição perfeita do cenário, das suas personagens, Máximo Gorki coloca o leitor dentro da história, o que faz da obra uma das melhores, sem nenhuma dúvida já lida. Aconselhamos...

O mês de maio não é só o mês das mães e sim o mês que representa a luta dos trabalhadores, pois é no seu primeiro dia que se comemora o Dia do Trabalhador e a conhecida “Noite das Barricadas”. O Dia do Trabalhador foi criado durante a II Internacional Socialista ocorrida em Paris em 20 de Junho de 1889, em homenagem a grande greve dos trabalhadores de Chicago – EUA, onde milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia, o que não impediu a organização e luta da classe trabalhadora estadunidense.

Não podemos deixar de lado o Maio de 1968 francês. A França, durante todo este mês, viveu uma das mais efervescências política de sua história. A partir da luta dos estudantes, que resultou da insatisfação da estrutura tradicionalista das universidades francesas. Nesse processo, que iniciou no dia 23 de março de 1968 com a ocupação da Sorbonne pelos estudantes, destacamos o dia 10 de maio, quando os estudantes ergueram barricadas nas ruas centrais de Paris que davam acesso ao Quartier Latin, centro universitário da cidade. A maior batalha entre a polícia e os manifestantes deu-se nesta área e ficou a ser conhecida pela “Noite das barricadas”.

Outro momento importante no grande maio francês foi o dia 13, onde houve a primeira manifestação conjunta de estudantes e trabalhadores. Mais de um milhão de trabalhadores e estudantes aderiram a uma greve geral e marcharam pelas ruas de Paris em protesto contra as ações policiais dos dias anteriores diante os manifestantes.

Saudações....